Aproveitando a praia para correr

Por Rodrigo Lobo

A escolha do tipo de piso e terreno para corrida deve ser muito bem selecionado, para que se evite lesões e os rendimentos e objetivos sejam potencializados.

Antes de tudo, é importante saber que os pisos mais macios devem ser incluídos como complemento de treino caso o corredor opte por participar de corridas de rua, já para os corredores de montanha, os pisos mais instáveis e com maior deformação devem ser incluídos em mais treinos semanais.

Para os treinos de velocidade e educativos, recomenda-se fazê-lo no asfalto ou na pista de atletismo. Já para os treinos de força e para os circuitos no trabalho de base, principalmente, recomenda-se treinar na areia, grama ou terra. Uma boa dica para o período de férias em que muitos estão viajando.

Existem pontos positivos e negativos ao se escolher a areia, além de cuidados a serem tomados.

Positivos: Devido à deformação do piso no contato do pé comFascia e areia o solo, há uma redução do impacto. Outro benefício é o fortalecimento da Fáscia Plantar e do Quadríceps devido à força que se faz para vencer a resistência desta deformação do piso e a diminuição do efeito de acúmulo e restituição de energia elástica.

Negativos: Como o solo não transfere diretamente a carga aplicada (aumento do tempo de contato e perda da energia elástica), existe uma possível perda de rendimento na corrida (propulsão). Outro ponto é que quanto mais fofa a areia, maior a chance de torção do tornozelo e joelho, mais um motivo para atenção.

Ao correr na areia fofa, a recomendação é que a corrida seja feita descalça, já no caso da corrida em areia dura, a corrida pode ser tanto descalça (distâncias menores), quanto com tênis (distâncias maiores). Geralmente as corridas na praia são feitas em dias quentes, neste caso, o atleta deve optar por roupas leves, bonés ou viseiras, além de não esquecer o protetor solar.

corrida areia fofaOs atletas, muitas vezes, preferem correr no asfalto quando treinam na praia, pois a corrida fica “mais fácil”, devido o costume do asfalto e a areia prejudicar o rendimento (ritmo) da corrida. Porém, saiba que dependendo da fase de treinamento, optar por trocar o terreno indicado pelo treinador pode levar o treino a não ter o resultado esperado.

Assim, não esqueça de levar seu tênis e suas roupas de treino caso for viajar nas suas férias e converse com seu treinador para tirar o maior proveito deste lugar maravilhoso que é a praia.

Aproveite o verão, as férias e bons treinos!

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