Clima frio e clima quente no mesmo dia? Como treinar?

O frio continua mas durante o dia temos uma grande onda de calor, com variações térmicas maiores que 10ºC. Dessa forma, a Lobo Assessoria Esportiva preparou algumas dicas para você tirar de letra este clima insano!

Nestes dias de grande variação de temperatura, costumamos sair com muita roupa e ao passar do dia acontece o Fenômeno Cebola, no qual vamos tiramos cada camada de roupa com o passar do dia. Dessa forma, diferentes atitudes devem ser tomadas se vocês treina de manhã ou a noite.

Para aqueles que iniciam seus treinos pela manhã, o clima ainda está frio, assim, os vasos sanguíneos periféricos entram em constrição reduzindo o fluxo sanguíneo para os locais mais superficiais e redirecionando este sangue para as regiões centrais do corpo, portanto, utilizar vestimentas adequadas antes do treino é muito importante para evitar a perda de calor.

No aquecimento, estenda o tempo de 10 para 15 ou 20 minutos, lembre-se de que o corpo está em “vasoconstrição” e queremos que ele fique “vasodilatado” para a prática da atividade física.

Comece mais devagar que o habitual, pois a baixa temperatura engana bastante, fazendo as pessoas forçarem além do limite.

Continue com uma blusa leve e aos poucos, na medida em que for elevando a temperatura corporal, retire-a, dessa forma, o corpo não ficará exposto ao frio antes de elevar a temperatura.

Vale a pena salientar, que por causa do frio, os mamilos podem ficar rígidos, provocando irritação quando em contato com a roupa durante o exercício.

As dores ósteo-mio-articulares podem ficar mais aparentes, pois o frio aumenta a sensibilidade nas terminações nervosas.

Para aqueles que realizam seus treinos no final da tarde ou a noite, a situação é diferente. O dia esquentou e o treino inicia em um período crítico, com baixa umidade do ar e alta temperatura. Dessa forma, antes dos treinos, esteja bem hidratado e durante o treino continue se hidratando, para a cada 20′ apenas para tomar um gole d’água, mas não deixe chegar aquela sensação de boca seca, neste clima desidratamos muito mais que em dias normais.

Associado com este clima, também enfrentamos um período com pouca chuva, o que acumula muita poluição no ar, que somado ao clima seco, pode prejudicar indivíduos Asmáticos ou com BIE (Bronco espasmo Induzido por Exercício). Não esqueça de usar sua bombinha neste dia, não sinta vergonha, ela o fará se sentir melhor. Outra dica importante é evitar treinar dentro do período de 11:00 às 15:00, quando o clima está mais seco.

Ao final do treino, a temperatura já baixou bastante e a troca da roupa molhada é muito importante. A roupa fria e molhada em contato com o corpo prejudica a termorregulação podendo gerar até hipotermia em casos mais extremos. Ao chegar em casa, alimente-se bem, tome um banho quente, coloque roupas secas e fique protegido do frio.

Vamos enfrentar este clima com muito foco e determinação!

Bons treinos!

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