Conciliando treinos, verão e férias

Por Rodrigo Lobo

A cabeça geralmente nos derruba neste período, por conta do excesso de trabalho e a sensação de que o corpo está sofrendo a sobrecarga do ano, mas a sugestão é mentalizar que o ciclo está acabando e logo virá a recompensa do período de festas e a pequena pausa que geralmente ocorre no trabalho. Aproveite para definir novas metas e desafios para o ano seguinte e ir fortemente em busca deles, começando por uma regeneração de qualidade e uma base sólida. Estimule-se com a chegada do verão (estação que combina com atividade física e boa alimentação).

Parque CentralO verão é a estação preferida para a grande maioria da pessoas, nela fugimos de nossos esconderijos, intensificamos a vida social, queremos cuidar mais de nossa saúde, temos alguns dias de férias, podemos descansar um pouco mais e refletimos sobre o que fizemos e sobre o que queremos fazer.

Esse é um dos momentos mais favoráveis para cuidarmos de nossa saúde. Normalmente sentimos menos vontade de comer guloseimas (exceto no período de festas) e somos estimulados a ingerir alimentos mais saudáveis, por conta do calor, além disso costumamos aproveitar melhor as atividades aquáticas e ao ar livre. As praças, parques e praias, consequentemente, passam a ser mais frequentadas e somos atraídos e estimulados por isso.

No final do ano, por conta das férias, ou período de pausa das festas, devemos incluir uma rotina de treinamentos menos exigentes, e segurar as tentações das guloseimas das festas, amigos secretos, natal e reveillon.

A sugestão é tentar não “zerar” os treinos semanais, mantenha-os pelo menos 2x/semana, de 30 a 60 minutos por dia, de forma mais leve e recreativa, priorizando os treinos aeróbios, ao ar livre e atividades diferentes do usual, como: natação, caminhada e corrida leve na praia ou parque, aulas diferentes de academia, esportes coletivos com os amigos, treinamento em forma de circuito, pedalar nas estradas do interior, jogar frescobol na praia, aprender a surfar, a andar de patins, e dezenas de outras opções.

Não se esqueça de que antes de sair por aí correndo, nadando ou jogando, faça um exame médico completo, procure um profissional capacitado para orientá-lo, e siga algumas recomendações para uma pratica segura de atividades físicas no verão, tais como:

Parque do Ibirapuera

  • beber água regularmente, intensificando no momento do treino;
  • Ingerir isotônicos, em caso de atividades vigorosas e longas.
  • usar protetor solar;
  • usar roupas leves;
  • evitar alimentos gordurosos;
  • evitar praticar atividade física entre 10 e 16h em caso de alta temperatura e umidade;
  • tentar deixar um pouco o tênis de lado e caminhar ou correr na areia da praia;
  • usar bonés e viseiras para proteger a radiação solar no rosto;
  • tomar banhos mais frescos após o treino, ou nadar em água mais gelada para reduzir a temperatura corporal após o treino;

Aproveite o verão, as férias e bons treinos!

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