Dicas para Meia Maratona de São Bernardo do Campo – Parte 1: PERCURSO

Por Lucas Salia

Preparados para a Meia Maratona de São Bernardo do Campo neste domingo dia 7/8?

Antes do grande dia vamos analisar o percurso da prova! Não negligencie este ponto, muitas pessoas quebram nas provas devido não conhecerem o percurso e planejam o ritmo e alimentação de acordo com o tempo apenas, não levando em conta a altimetria do percurso.

Altimetria Meia de SBC

É dada a largada, todos os atletas irão correr pela Avenida Kennedy sentido escritório da Lobo Assessoria Esportiva em frente ao Bombeiro, esperem uma surpresa por lá! Ao contornar a rotatória, iremos para o primeiro desafio da prova, a subida da Avenida da Redenção, respire fundo e não desperdice energia, aqueles que irão para os 5 km precisarão manter o ritmo e diminuindo o mínimo possível. Depois da subida vem a descida, então atente-se! Não desça desgovernado, pise firme no chão, concentre-se, muitos se lesionam por isso!

Ao final da descida, faremos um contorno para preparar para mais uma subida, a da Avenida Índico, esta é um pouco mais traiçoeira, a inclinação dela no início é maior, então economize um pouco energia neste começo!

Voltamos para a Avenida Kennedy passando novamente pelo escritório da Lobo Assessoria Esportiva. Ao final da avenida os corredores dos 5 km se despedem e finalizam a prova, os dos 10 km e 21 km continuam pela Avenida Senador Vergueiro. Esta avenida é traiçoeira, ela tem uma leve inclinação que engana bastante, não a subestime, ainda não é a hora de acelerar! Chegando próximo ao Campus da Metodista, os corredores dos 10 km retornam para finalizar a prova, mas não fiquem achando que será fácil, aproveitem a descida leve da avenida na volta para descansar, pois os 10 km irão correr o trecho até a Universidade Federal do ABC, que tem três subidinhas chatas e podem te quebrar nos últimos quilômetros.

Agora os corredores dos 21 km estão sozinhos, ao olhar para o lado, provavelmente todos estão no mesmo ritmo que você e isso é bom! Aproveite para ajudar e ser ajudado a manter o PACE até o final da prova. A corrida é um esporte solidário, conversar com o corredor ao lado pode ajudar muito, não seja tímido! Ao final da Avenida Senador Vergueiro entraremos na Rua Jurubatuba no km 7 da prova. Este trecho é fácil até o final da Avenida João Firmino, que é quando entraremos na Rua Cristiano Angeli que é a terceira grande subida da prova, portanto, respire fundo, acerte a cadência de passada e aproveite o ponto de hidratação, essa subida ainda é a metade da prova.

Passando por esse trecho entraremos na Avenida Robert Kennedy, um trecho plano que dá para acertar o ritmo e até acelerar um pouco para aqueles mais treinados. Logo após passar pelo ponto de hidratação da prova e do km 14, iremos para mais uma subida, a Rua Max Mangels Senior, nela também é preciso cadenciar bem o ritmo porque em breve chegaremos no maior desafio da prova. Ao voltar para a Avenida Robert Kennedy, você verá o PONTO DE HIDRATAÇÃO PARA OS ATLETAS LOBO, aproveite-se para hidratar-se com água e GATORADE, também teremos géis da GU para você que precisa de um carbo a mais para aguentar os próximos quilômetros.

Perto do km 17,5 entraremos na Avenida Piraporinha, o grande desafio da prova. Até o momento, tivemos subidas de aproximadamente 500m de extensão, a Avenida Piraporinha tem o dobro disso, 1 km, portanto, cuidado no começo, encurte a passada, mantenha o ritmo e, se possível, pegue um copo de água no ponto de hidratação antes de entrar na avenida caso precise no meio dela. Neste trecho também teremos um TREINADOR LOBO de apoio com bicicleta caso precise de uma ajudinha.

Ao final da subida ainda estaremos no km 18, faltam ainda 3 km, então não subestime a prova, aproveite os trechos de descida para ganhar tempo e acelerar um pouco.

Ao entrar novamente pela Avenida Kennedy, faltará 1 km apenas, anime-se esta acabando e o trecho é plano!!!

Mantenha o ritmo, a passada e comemore, você finalizou a Meia Maratona de São Bernardo do Campo!!! Agora é só festejar com a Lobo Assessoria em nossa festa de 7 anos!!!

5 km Meia de SBC

10 km Meia de SBC

21 km Meia de SBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: