Dicas para se motivar nos treinos de fim de ano

Por Fabio Cintra

O final do ano, as festas e as férias estão chegando, suas provas alvo já passaram e sua motivação para os treinos está diminuindo?

A perda de motivação no final da temporada, devido ao cansaço acumulado ao longo do ano, e também à falta de metas e objetivos, pelo fato dos mesmos já terem sido alcançados é algo extremamente comum entre corredores e triatletas.

Nesse texto daremos algumas dicas para não perdermos o embalo nos treinos nessa época, e consequentemente todos os ganhos que tivemos ao longo do ano, e começarmos 2018 com força total.

Comece a planejar o próximo ano

Coloque no papel, literalmente, suas metas, objetivos e desafios para a próxima temporada, escrevendo embaixo de cada um, o porquê você deseja alcança-lo. Uma estratégia legal é deixar seu planejamento em algum lugar de sua casa por onde você passe todos os dias, visualizá-lo diariamente o fará lembrar o porquê aquilo é tão especial para você.

Desafie-se

Somos movidos por desafios, então trace metas e objetivos desafiadores para aproxima temporada. Metas muito fáceis podem não nos motivar o suficiente, por outro lado metas muito difíceis podem nos frustrar, então coma ajuda de seu treinador procure definir desafios compatíveis com sua realidade.

Procure alternativas

A carga de treinamento ao longo do ano nos leva não só a uma estafa física, mas também mental o que às vezes nos deixa sem vontade alguma de correr, pedalar, nadar, enfim, de fazer as mesmas atividades que fizemos o ano inteiro. Praticar outras modalidades, mesmo que recreativas, como por exemplo: frescobol, futebol, vôlei de praia, futevôlei, stand up paddle, etc., são uma excelente estratégia para não pararmos totalmente no período de férias.

Organize-se

Planejar com antecedência é um dos segredos para não nos boicotarmos. Sempre um dia antes planeje com o máximo de detalhes possível sua atividade, defina que horas você irá treinar, que horas precisará acordar, quais equipamentos serão necessários, qual percurso irá realizar, o que consumirá de café ou pré-treino, etc, deixe tudo arrumado para o dia seguinte em um lugar que seja visível ao acordar. Essa dica é válida não somente para essa época, mas para todo o ano.

Assista bons filmes

Aproveite as férias, ou os dias de folga, para assistir alguns filmes e documentários relacionados à sua modalidade. Geralmente eles envolvem alguma história de superação, o que nos inspira e motiva a treinar com dedicação.  Seguem abaixo algumas sugestões:

Raça

Gun Runners

100 metros

A Corrida da Superação

The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young

Prefontaine – Um Nome Sem Limites

McFarland dos EUA

From Fat to Finish Line

Paratodos

I am Bolt

E lembrem-se…

Disciplina é escolher entre o que se quer agora e o que se quer MUITO.

Vamos pra cima!!!

 

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