Efeitos do clima frio sobre a performance no esporte

Por Lucas Salia

Nestes últimos dias de frio você deve ter percebido que seu rendimento nos treinos diminuiu, não? Mas não precisa se desesperar, o frio que passamos foi um dos grande motivos para isso como você pode ver:

Frio1

  1. Aumento da pressão sanguínea e frequência cardíaca a medida que o sangue é direcionado para o centro do corpo para mantê-lo na temperatura ideal;
  2. Queda de performance visto que os sinais nervosos e os músculos são afetados com frio. Um estudo apontou queda de 7,81% da performance para temperaturas de 10ºC a 18ºC e queda de 13,91% para temperaturas menores de 10ºC;
  3. Risco de estiramentos musculares porque a temperatura do músculo diminui rapidamente. Realize um bom aquecimento e faça suas pausas ativas em temperaturas baixas;
  4. Como a eficiência muscular é menor, fibras rápidas podem ser usadas para suprir a demanda e consequentemente aumentando a acidose sanguínea;
  5. frio4Aumento do uso de carboidratos durante o treino. O frio nos faz gastar mais calorias que o normalmente gastamos. Em situação de treinamento isso não muda, portanto, a ingestão de carboidratos em treinos e em provas longas precisa ser revisto.
  6. Risco de desidratação em treinos longos visto que perdemos muita água na respiração. Assim como a suplementação nos treinos e provas precisa ser revisto, a hidratação também;
  7. Doenças respiratórias são facilmente desencadeadas no frio quando o ar frio adentra as vias aéreas, como asma e bronco espasmo induzido pelo exercício (BIE).

Então da próxima vez que for treinar ou competir no frio, fique atento a sua suplementação, hidratação, aquecimento, intensidade e volume. Converse com seu treinador e nutricionista sobre o assunto para possíveis alterações de treino e estratégia de prova e alimentação.

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