Hora de descansar e preparar o corpo e mente novamente

Por Lucas Salia

Com o final das provas do primeiro semestre, já falamos aqui a importância de obter uma nova meta, mas agora falaremos de como é a fase de treinamento.

descansoAo terminar um grande período de treino precisamos diminuir a intensidade e volume para deixar o corpo recuperar, até mesmo destreinar, visto que iremos diminuir a sobrecarga de treino. Este período chamado de transitório e pode durar de uma a três semanas de pendendo da prova e do nível do atleta.

Em seguida você perceberá que o volume dos treinos irá aumentar de forma branda, sem haver muitos treinos de intensidade, mas com cada vez mais treinos em aclives e com grande volume de educativos. Não sei se você já percebeu, mas estamos de novo em um período de base.

É muito importante que seja respeitada esta fase, não queira manter a intensidade, manter o ritmo de treino, isto se não tenha uma nova prova próxima e esse for o objetivo! Como no período competitivo diminuímos os treinos de força, volume, treinos técnicos, entre outros, algumas destas habilidades são diminuídas, mas não se assuste, isto já foi pensado no planejamento da periodização.

Ao iniciar esse novo ciclo também ficará perceptível forçaque ele será diferente, ainda teremos as fases de treinamento, preparação geral (base), específica, pré competitivo e competitivo, mas agora você está mais treinado e o tempo em cada fase será diferente. Portanto, siga corretamente as orientações de seus treinadores para fazer a cada ciclo uma nova melhoria, um novo ganho, para cada vez mais vocês melhor do que antes. “O mais importante elemento técnico e estratégico em uma prova é a experiência. Mas se você tiver fundamentos e aptidões físicas necessárias, a aquisição de experiência é somente uma questão de tempo” (Greg Lemond).

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