Importância da perda de peso para a corrida

Por Lucas Salia

Cada vez mais vemos pessoas querendo a começar a correr, porém de acordo com o Ministério da Saúde, em uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o número de pessoas com sobrepeso atingiu 52,5% da população brasileira em 2014.

Dessa forma, podemos sugerir que 5 a cada 10 pessoas que treinam apresentam sobrepeso e isso precisa ser levado em consideração para a prescrição do treinamento de corrida.

Sempre incentivamos a perda de peso para nossos alunos para atingirem o peso ideal para sua estatura devido alguns fatores muito importante. Um estudo publicado na revista OSTEOARTHRITIS AND CARTILAGE aponta que para cada quilo de peso corporal perdido, a compressão no joelho durante a caminhada sofre uma redução de, aproximadamente, 2 kg. Isso ocorre porque ao tocarmos o pé no chão, recebemos uma força de reação do solo nessa magnitude. É possível dizer ainda, que essa força esta diretamente relacionada com o peso corporal e velocidade, ou seja, para você correr rápido, você também receberá maior impacto. Dessa forma a única solução para diminuir o impacto é a redução do peso pela perda de massa gorda para assim,  diminuir o risco de lesão devido a diminuição da carga total sofrida pelo corpo durante a caminhada ou corrida.

Outros pontos importantes são a redução do risco cardiovascular e de diversas outras doenças associadas ao sobrepeso como Diabete, Colesterol e Hipertensão.

Portanto, nossa maior dica é procurar um treinador e um nutricionista regulamentados para realizar o acompanhamento dos treinos, assim você perderá peso com saúde, diminuindo seus risco de doenças e de lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: