Importância da perda de peso para a corrida

Por Lucas Salia

Cada vez mais vemos pessoas querendo a começar a correr, porém de acordo com o Ministério da Saúde, a última pesquisa de 2014 feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o número de pessoas com sobrepeso atingiu 52,5% da população brasileira.

Dessa forma, podemos sugerir que 5 a cada 10 pessoas que treinam apresentam sobrepeso e isso precisa ser levado em consideração para a prescrição do treinamento de corrida.

Sempre incentivamos a perda de peso para nossos alunos para atingirem o peso ideal para sua estatura devido alguns fatores muito importante. Um estudo publicado na revista OSTEOARTHRITIS AND CARTILAGE (AABOE et al. 2011) aponta que para cada quilo de peso corporal perdido, a compressão no joelho durante a CAMINHADA sofre uma redução de 2,2 kg, ou seja, diminui-se a chance de lesão.

Outro dado interessante é a compilação de três importantes autores que realizamos mostrando o aumento da carga que sofremos ao aumentar a velocidade, da caminhada à corrida.

Fy1 Corrida

É possível dizer que essa força esta diretamente relacionada com o peso corporal, visto que os números são quantas vezes sofremos de carga para cada peso corporal em dada velocidade, então a redução do peso pela perda de massa gorda e fortalecimento muscular tende a diminuir o risco de lesão devido a diminuição da carga total sofrida pelo corpo durante a caminhada ou corrida.

Outros pontos importantes são a redução do RISCO CARDIOVASCULAR e de diversas outras doenças associadas ao sobrepeso como Diabete, Colesterol e Hipertensão.

Portanto, nossa maior dica é procurar um treinador e um nutricionista regulamentados para realizar o acompanhamento dos treinos, assim você perderá peso com saúde, diminuindo seus risco de doenças e de lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: