Iniciando no Triathlon

Por Rodolpho Chinelato

Observando o grande aumento no número de praticantes de Triathlon, nos perguntamos a necessidade do grande investimento que alguns atletas fazem logo no início, principalmente, no que diz respeito às bicicletas e seus equipamentos.

Ao todo, sabemos que o triathlon um esporte caro que requer um bom investimento, já que necessitamos de vários equipamentos e isso pode se tornar ainda mais elevado quando pensamos no ciclismo, tendo em vista a necessidade, até por segurança, de muitos equipamentos. Mas aí é que vem a questão: É necessário logo no início investir nesses equipamentos que prometem uma melhora na performance?

Sabemos que alguns deles, só farão maior diferença por alguém que já tenha certa experiência ou até mesmo um nível de condicionamento melhor. É claro que isso vai estar diretamente ligado a possibilidade financeira de cada um, tem o lado de ser muito prazeroso estar com os melhores equipamentos possíveis, além do grande apelo de marketing em cima das principais marcas, nas quais prometem melhorar os tempos, economizar esforço, etc.

Temos vários equipamentos que comprovadamente promovem uma melhora na performance, mas em alguns casos, essa melhora só é realmente observada a partir de certa média de velocidade na bike ou até mesmo dependendo da sua posição na mesma. Um exemplo, não adianta comprar a bicicleta mais aerodinâmica se a você não tiver uma flexibilidade que te possibilite manter uma posição aerodinâmica também.

Mas acredito que para um iniciante, sem qualquer experiência no esporte, o foco principal deve ser na melhora do seu condicionamento, se adaptar as transições, tentar tirar o melhor de si, aprimorando suas capacidades físicas e aos poucos ir fazendo um investimento maior, observando quais são suas maiores necessidades, podendo assim, priorizar e fazer esses investimentos mais certeiros, não adquirindo equipamentos que no futuro se mostrem sem utilidade, seja por ineficiência ou simplesmente por uma preferência pessoal.

Para isso, é muito importante um bom acompanhamento por parte de profissionais qualificados, que poderão te mostrar o melhor caminho para praticar o triathlon com maior qualidade utilizando os equipamentos ideais para aquela fase de treinamento em que esta, tornando sua evolução sempre continua e positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: