Não deixe o clima te desanimar, vamos treinar!

Por Rodrigo Lobo

A estação mais temida por todos os atletas chegou… o Inverno!

Os parques, ruas, praças e academias ficam mais vazias, corpo estranha a alteração abrupta de temperatura e o psicológico fica abalado com o conflito entre o “precisar x querer”.

Felizmente, na grande maioria das cidades não é necessário parar de treinar por conta do excesso de frio, como em muitas outras cidades do mundo. Nosso inverno não é tão rigoroso, mas as pessoas se assustam com a mudança repentina do clima como nos dias atuais, e isto as deixam preguiçosas para sair da cama e de casa. Quem nunca pensou em dormir uns minutinhos a mais, ou deixar o treino para o outro dia?

O que passa pela cabeça de uma pessoa que apesar de frio bikepensar nisso consegue vencer esta barreira fisiológica e psicológica? Existem algumas características em comum entre estas pessoas que as fazem ignorar o frio, chuva, preguiça e sono e encarar mais um treino.

Primeiramente, estabeleça uma meta que seja relevante, desafiadora e seja compatível com sua rotina e realidade. Não tire o foco dela e jamais desista de querer alcançá-la, pois isto poderá gerar um grande conflito e um forte sentimento de fracasso.

A disciplina e a regulariade farão com que seu corpo e mente entrem em sintonia e passem a depender quimicamente do exercício, mantendo assim motivação alta com os treinos.

Treine com qualidade com a supervisão de um profissional qualificado e preferencialmente com um grupo que tenha objetivos similares ao seu. Combinar treino com alguém acaba aumentando a responsabilidade de não deixa seu colega ou seu grupo na mão, além de gerar uma sensação de culpa por ter “matado” o treino.

frio natacaoEstabeleça submetas, como provas intermediárias de menores dstâncias, para que os resultados sejam mensurados longitudinalmente, com o objetivo de corrigir algum possível erro de planejamento, ou intensificar a disciplina no treinos, alinhar a alimentação, etc.

Caso o clima coloque em risco sua saúde, faça uma adaptação para treino “indoor” (em ambiente coberto). Evite perder a sequência dos treinos.

Prepare-se sempre para encarar o que vier, com roupas, alimentação e hidratação adequadas. Um erro destes poderá custar o rendimento e a sensação de bem-estar e conforto durante a atividade.

Evite a queda de imunidade, para que você não precise se afastar dos treinos por muito tempo, portanto, alimente-se e descanse bem, além de evitar sobrecarga neste período.

Meta criada, grupo formado, treinos bem planejados, mente e corpo sintonizados, motivação lá em cima, bons resultados surgindo, corpo resistente e preparado para encarar o que vier… O frio chegou! E Agora? Você sabe muito bem a resposta!

Bora treinar, galera! Não desista de seus sonhos e suas metas!

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