Não pule fases no esporte

Por Lucas Salia

Com o aparecimento de novas provas de longa distância como meia maratona e maratona em locais diferentes e com atrativos diferentes, as pessoas estão querendo cada vez mais pular fases dentro do esporte. O mesmo acontece com o triathlon, no qual vemos principalmente para as provas de Ironman 70.3, Ironman e Challenge. Muitos atletas entram para equipes e assessorias esportivas com pouca ou nenhuma experiência no esporte com o objetivo de em curto tempo realizar essas provas.

O grande problema deste “pular etapas” é o atleta não aproveitar o esporte. cansado1O que queremos dizer com isso? Quando se entra com o objetivo complexo e difícil, é preciso focar toda sua rotina para esta meta final, o que pode tornar o caminho até ela muito chato e desmotivador. Outro ponto que podemos citar é a possível frustração com o resultado, que devido uma falta de experiência na modalidade, normalmente, estas metas são equivocadas (superestimadas) e difíceis de alcançar. É como você ser recém formado numa profissão e já entrar para um cargo muito alto numa empresa. Serão muitas coisas complexas de difícil organização, sistematização e trabalho. É impossível? Não! Mas é necessário muita dedicação e foco, além do que você precisará ter em mente que perderá muitos momentos de prazer com amigos e família para manter-se nesta jornaa.

cansado 2Quando falamos em não pular as etapas da modalidade escolhida, seja corrida, triathlon, etc, queremos que o aluno aproveite cada momento do esporte, faça provas diversas, com objetivos variados em cada uma delas e aos poucos vá aumentando as distâncias de acordo com sua evolução. Dessa forma, a dedicação pode ser menor neste início, a mudança na rotina pode ser branda, adquirindo experiência e aprendendo aos poucos sobre a modalidade. Outro ponto muito importante é a diminuição do risco de lesão, com mais tempo para praticar o esporte o corpo tem tempo para se adaptar com o estresse gerado e assim ir se adaptando. Se perder um treino, é possível reajustar para que a progressão seja adequada e tranquila.

Assim, antes de escolher seu próximo objetivo ou prova alvo, pergunte-se se está ele é adequado, converse com seu treinador e tomem esta decisão juntos, e durante o treinamento sempre converse com seu treinador para que ele possa adequar e alinhar todo o seu treinamento a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: