O polimento pré prova, uma parte crucial do treinamento

Por Lucas Salia

Você já parou para pensar a importância do Polimento ou Tapering para as provas. Depois de meses de treinamento, as últimas três ou duas semanas irão definir se você estará descansado mas não destreinado para a prova.

Pensamos da seguinte forma, o treinamento promove evolução e melhora do estado físico, capacidade aeróbica, anaeróbica e diversas outras adaptações do treinamento, porém, todo treinamento trás consigo uma fadiga que vai se acumulando ao longo do ciclo de treinamento, e isso faz com que seu rendimento ou performance não esteja ideal para competir. Portanto, durante o polimento, o objetivo principal é diminuir esta fadiga mantendo o estado físico para que a performance seja ideal para a competição.

Mas como se fazer isso? Cada atleta reage de uma certa forma ao polimento, para isso temos 4 tipos de polimento, alguns usados mais para provas curtas e outros mais para provas longas, as vezes trabalhados de forma conjunta com mais de um tipo de polimento.

  1. Linear: Redução de contínua do volumeTaper
  2. Exponencial Decaimento Rápido (Fast): Redução inicial do volume de forma rápida
  3. Exponencial Decaimento Lento (Slow): Redução inicial do volume de forma branda
  4. Step Taper: Redução brusca do volume

Ao chegar próximo a sua prova, converse com seu treinador para determinar como será seu polimento e respeite o planejado, lembre de não descansar de mais e nem forçar demais principalmente nos últimos dias. Se a prova for em um lugar diferente cuidado com os passeios um dia antes da prova, isto pode colocar tudo a perder. Seguindo tudo conforme o planejado você irá tirar de letra as provas! Bons treinos!

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