O vício pelo esporte, o famoso Runner’s High

Por Lucas Salia

Com certeza você já percebeu que quanto mais que você corre, nada e/ou pedala, aquela sensação de necessidade do exercício ou vício fica mais a flor da pele. Esse é o chamado Runner’s High. Sim! Isso mesmo, high de doidão, barato, alto, como acontece com viciados, engraçado né?

CiclismoUm estudo realizado por Frederick Baekeland apontou que após um mês de privar corredores de sua prática, estes tiveram um aumento da ansiedade, perda de sono, correspondente com a síndrome de abstinência. Porém, também existe outros estudos que apontam o contrário, não comprovando este vício pelo esporte.

Mas dá onde vem a ideia de vício?

Sabemos que quando praticamos algum esporte de longa duração, colocamos nossos corpos em uma condição de alto estresse. Com isso, o cérebro estimula o aumento dos níveis de endorfina no corpo e no próprio cérebro com o propósito de amenizar a sensação de dor causada pelo exercício podendo modificar o humor do corredor de acordo com o ambiente onde ele se encontra. Normalmente em ambientes mais agradáveis com dias bonitos e belas paisagens, o humor do atleta modifica para melhor, já quando o
ambiente não ajuda, a chance desse bom humor ocorrer é menor
endorfina

Mas por que a endorfina causa essa sesação? A endorfina é uma substância produzida pelo cérebro que quando liberada gera uma sensação de prazer. A palavra endorfina, de grosso modo, quer dizer “morfina interna”, ou seja, a endorfina detém propriedades semelhantes às da morfina, causando um efeito anestésico e de estimulação sensorial.

Pratique sua corrida, sua natação e/ou seu pedal e aproveite os efeitos da endorfina!

Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: