Organizando o Calendário

Por Beto Cianfarani

Com a expansão e o desenvolvimento das corridas de rua, encontramos hoje um calendário tão amplo que chega até confundir a cabeça do praticante de corrida. São tantas provas atraentes, em todos os finais de semana, as vezes duas ou três provas na mesma região, suprindo as necessidades do corredor.

Quem esteve presente nas provas no final dos anos 90, recorda – se da escassez de provas em que havia na modalidade, onde muitas vezes o atleta precisava cruzar seu estado para participar de uma corrida. Hoje, o corredor de rua, o montanheiro, o ultramaratonista e até mesmo os triatletas têm um “cardápio” tão rico, que chega ao ponto de passar da linha, exagerar na variedade e lhe causar uma indigestão. Levando para o lado da escolha da prova, é muito comum vermos o atleta “coringa”, que a cada fim de semana faz uma prova diferente, com distâncias, características e cenários diferentes. Em um domingo o indivíduo faz uma maratona pelas ruas de sua cidade, no outro fim de semana encara 21 km na montanha e no outro busca uma prova de 5 km, extremamente rápida, para testar sua velocidade.

Pensando pelo aspecto social, esse atleta não vai enjoar nunca de sua atividade devido a variedade de estímulos colocada em sua prática esportiva. Mas pelo aspecto evolutivo, suas marcas pessoais dificilmente serão batidas. Esta quebra na sequência de provas impossibilitam uma estratégia evolutiva e melhora da performance.

Pensando de forma ideal, o calendário de cada atleta deve ter provas alvos, aquele objetivo principal em que o atleta vai trabalhar pensando em conquistar sua meta. As vezes é possível encaixar provas de diferentes estímulos, porém, estas devem ser pensadas e programadas de forma inteligente e pertinente, que faça com que o atleta obtenha ganhos com toda sua trajetória, para que lá na frente, coloque-o em condições de alcançar seus objetivos, superar suas marcas e vencer suas expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: