Por que não se deve treinar com lesão?

Por Lucas Salia

Quem nunca sentiu algum trauma esportivo, estiramento, torsão, impacto ou outros, e continuou a prática esportiva já que o corpo estava quente. Esse pode ser um grande erro dependendo da gravidade do trauma.

Podemos dividir estes traumas ou lesões em dois grupos:

  • Macrotraumas: trauma com dor ou incapacidade imediata como fraturas, luxações, subluxações, entorses, distensões e contusões.
  • Microtraumas: lesão por esforço/movimento repetitivo, biomecânica incorreta, excesso de sobrecarga derivada do treinamento.

Lesão 2

Decorrente de uma lesão teremos o processo inflamatório caracterizado pelo inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura local. Isso acontece para que as células possam limpar e regenerar os tecidos lesionados. Essa fase dura da ocorrência da lesão até quatro dia após e é nessa hora que devemos ter cuidado.

O local ainda apresenta uma certa dor, porém, já está menos inflamado e muitos atletas acham que já podem a voltar a treinar normalmente, mas a lesão ainda está lá e quanto mais corremos geramos um micro trauma acima de um outro micro trauma, o que pode levar a uma lesão bem grande no final das contas, e o que você precisaria de apenas alguns dias para recuperar podem levar semanas ou meses.

Dessa forma, sempre que sentir algo, um trauma, noLesão 1 meio do treino, as vezes uma simples torção do pé, pare imediatamente, caminhe ou pegue uma condução se estiver longe de seus pertences ou casa, e procure um especialista para ver o que houve.

Na volta aos treinos esse processo precisa ser bem individualizado e controlado e a cada treino forneça Reabilitacaoum feedback ao seu treinador. Iniciando por um fortalecimento da região, ganho de flexibilidade, os treinos de corrida virão depois de forma leve e de menor volume, e de acordo com a lesão pode levar poucas ou muitas semanas, mas não se desespere. Por mais que próximo que a prova esteja, faça os treinos com calma e como indicado pelos especialistas que você irá se recuperar. Tentar ir um pouco a mais para “ver se dá”, pode tirar de vez você da prova ou objetivo principal.

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