Você descansa como seu treinador manda?

Por Fábio Cintra

Em um dia de treino regenerativo, quem nunca pensou assim: “Ah, estou me sentindo bem, vou correr só mais um pouquinho ou aumentar o ritmo”, e acabou correndo muito mais do que estava programado? Ou, em um dia de descanso, não se aguentou em casa e saiu para rodar só alguns quilômetros? Mas, nem sempre a regra do “quanto mais melhor” é verdadeira. Vamos entender por que essa prática pode ser mais prejudicial do que benéfica para o desempenho esportivo.

Dentro de um programa de treinamento que visa melhorar o desempenho, o descanso e os exercícios regenerativos são tão importantes quanto os treinos longos, de tiro, de ritmo, etc. Se não dermos ao nosso organismo tempo suficiente para se recuperar, ao invés de melhorar, teremos uma queda gradual em nosso desempenho, podendo até ocasionar lesões.

Você pode estar se perguntando: mas o que acontece em nosso organismo durante os períodos de descanso e treinos regenerativos? São nesses momentos que o nosso organismo absorve os ganhos dos últimos treinos, além de se recuperar e fortalecer para os próximos treinos intensos que virão.

Dentro de todos os processos que acontecem, teremos: o reparo da musculatura, no qual nosso organismo irá reparar as microlesões decorrentes da atividade física intensa, preparando e tornando a musculatura mais forte para suportar sobrecargas ainda maiores; a “limpeza” do organismo, quando o mesmo irá remover metabólitos acumulados, como lactato, íons de hidrogênio e outros, que provocam diminuição do desempenho; e a reposição dos substratos energéticos, como o glicogênio muscular, fonte de energia fundamental para contração muscular.

Em resumo, quando não descansamos ou não temos o hábito realizar treinos regenerativos, não damos tempo para que esses processos aconteçam como deveriam, acumulando, as
sim, as sobrecargas de vários treinos, o que pode gerar sensação de fadiga crônica, diminuição do desempenho, perda de força e resistência, estresse físico e mental, perda da motivação, mudança de humor, queda da resistência imunológica, entre outras coisas.

O sono é outra etapa importante dentro da recuperação. A privação do repouso adequado pode levar a um diminuição da capacidade aeróbia, além de desregular os níveis hormonais, com o aumento do cortisol (hormônio do estresse) e a diminuição do hormônio do crescimento (GH) que é ativo durante a recuperação do tecido muscular.

Quer melhorar ainda mais o seu desempenho esportivo? Então comece a respeitar e dar mais atenção aos descansos e aos treinos regenerativos, assim como à qualidade e quantidade de sono. Dessa forma, você poderá ultrapassar suas próprias expectativas e alcançar desafios cada vez maiores.

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